Páginas



Cursando moda: UM POUCO SOBRE



Oi meninas (os), tudo bom?

Hoje o post é bem diferente, é sobre faculdade. Eu sei que ainda falta bastante tempo para mim decidir o que quero fazer da vida, mas é bom já ir pensando né?! rs
Sei que toda garota quer, ou já quis um dia cursar moda, pelo menos é o assunto mais abordado em blogs junto com maquiagem.
Bom, eu já pensei em algum dia fazer algum cursinho com moda envolvida, mas sinceramente, não é meu lema.
Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre o assunto, mas vou tentar! Então vamos lá.

Para trabalhar no mundo da moda, não basta ter só talento e sim estudar e muito, afinal já se foi os tempos em que as roupas eram feitas pelos modistas, que era aquelas costureiras de antigamente que tinham a função de copiar o look das celebridades
.
Atualmente essa situação já é um pouco diferente, pois atrás daquele vestido lindo que você vê nas vitrines, existe muito estudo de mercado, conhecimento profissional, cálculos, planejamento e conhecimento técnico.


Por isso, definitivamente, para se tornar um profissional da área, atualmente, é preciso muito mais do que saber combinar as cores, estampas e tecidos, pois hoje em dia é fundamental ter noções de como planejar e criar as coleções de roupas para cada estação do ano.


Quando vemos aqueles desfiles, como 
por exemplo, Fashion Rio de Janeiro e São Paulo Fashion Week não podemos imaginar em toda a estrutura industrial que está por detrás dessas semanas de moda e também a grande quantidade de profissionais que estão envolvidos por trás daquelas produções de moda.


 É importante ressaltar que a faculdade não cria nenhum tipo de padrões, pois ela tem critérios de avaliação, mas quer que a pessoa saiba criar uma coleção que atenda de maneira imediata vários aspectos ao mesmo tempo, desde a inovação até mesmo a produção.

A moda evoluiu, afinal a sociedade está se tornando cada vez mais exigente e consumista, por isso, é natural que ocorra um processo de aprimoramento dos profissionais que atuam e que desejam atuar neste setor.


Há no Brasil várias universidades que dão o curso de moda, mas é importante lembrar que a criação da moda vem antes do que o desenho. 

Isso é algo novo para o público, mas não para quem trabalha com isso, precisamos se adequar aos padrões e normas e também ao calendário internacional, afinal há toda uma questão econômica por volta de toda essa produção.

É por isso e por outras razões que a faculdade de moda engloba assuntos que vão desde o conhecimento técnico, como tecnologia têxtil e modelagem, até mesmo matérias de história da moda, planejamento de produtos, coleção, posicionamento no mercado e estrutura de marketing.


No exterior os cursos são bem mais conhecidos e reconhecidos, mas no Brasil alguns cursos de extensão e graduação começam a aparecer nas faculdade.


Nos cursos superiores de moda há diversas vantagens e algo totalmente fundamental para quem gosta dessa área, pois a faculdade dá uma credibilidade maior. 


No curso se aprende a fazer uma coleção que possa ser aplicado no mercado, criando coleções com vários aspectos ao mesmo tempo. 

Trabalhar na área da moda não significa ser estilista, pois o campo de atuação nesta área vai além do desenhar de roupas, pois é possível atuar em indústrias têxtil, virar empresário no setor, consultor de projetos artísticos e culturais, ser figurista de TV, teatro e cinema, jornalista de moda, pesquisador entre outros.


As pessoas que investem nessa área certamente terão bastante oportunidades em um futuro próximo e por mais que trabalham principalmente com o mercado internacional, já podemos perceber que o mercado interno tem um grande potencial, afinal a qualidade de produção nacional vem aumentando e, por isso, iremos precisar de profissionais capacitados para trabalhar na área.


Bom gente, por enquanto é só isso. Espero que tenham gostado! Alguma dúvida, deixem nos comentários. Beijos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem ♥